segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Logística em Foco - Distribuição


Distribuição

As empresas atualmente buscam a melhor forma de fazerem seus produtos e serviços chegarem até os clientes de maneira que satisfaça a necessidade do cliente, principalmente em relação à entrega dos produtos, atender a expectativa do consumidor encantar e fidelizar o cliente. Por este motivo as empresas adotam várias formas para levar os produtos aos clientes.
Assim, a distribuição é o sistema operacional de organização, transferência e entrega da carga que tem como finalidade fazer chegar o produto ao cliente com o maior grau possível de satisfação e celeridade.

Sua função nas empresas

É a parte da logística que gerencia a distribuição de materiais e como serão apresentados através dos canais de distribuição. A logística de distribuição está mais voltada para o marketing, englobando um mix que se refere à combinação de 4 itens: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Têm como função distribuir os produtos após a produção para os pontos de vendas ou faze-los chegar ate as mãos dos clientes, e isso pode ocorrer tendo a movimentação dos produtos através de modais de transporte ou não. A distribuição não depende exclusivamente de um transporte para existir, ela existe até mesmo em um restaurante onde o cliente pede a comida, que é preparada na cozinha e quando o garçom a leva até o cliente ele na verdade está realizando um processo de distribuição.

Aplicação do processo de distribuição

A distribuição é um processo que administra os recursos necessários à entrega do produto ao consumidor, e é uma das etapas que mais consomem tempo e dinheiro. E para se obter uma redução de custos na prestação de serviços é comum às empresas fazerem a consolidação de fretes (BALLOU, 2010, p. 210).

Sua importancia nos custos

Devido ao fato de ser um gerador de custos para as empresas em geral, a distribuição é considerada um processo de vital importância dentro das organizações que, por sua vez, têm buscado fazer melhoria neste setor para conseguir redução dos gastos, mas sem perder o foco do bom atendimento ao cliente.

A má administração do sistema de transporte brasileiro eleva os custos de todo sistema de distribuição do pais.

A distribuição no cenario atual

A tecnologia tem ajudado muito quando se trata de reduzir custos e manter ou proporcionar um bom atendimento ao cliente, hoje ela é usada de forma extensiva desde o pedido feito pelo cliente até a armazenagem de informações sobre seu perfil em sistemas que facilitam a vida de quem está gerenciando uma carga a ser distribuída, pois neste sistema consta comumente dados como o melhor período de se fazer a entrega, assim o cliente vai estar disponível para receber o pedido e existe ainda a possibilidade de surpreendê-lo atendendo ao seu desejo em condições extraordinárias, que satisfariam por completo a necessidade do consumidor em questão.

Novidades no setor

Hoje através da internet acessada de aparelhos portáteis, é possível se rastrear uma carga e até acompanhar em tempo real o que esta de fato acontecendo com ela, o que traz muita segurança as pessoas que precisam transportar bens de valor e também as grandes empresas que precisam se certificar de que seu processo de produção esta sendo feito em acordo com suas diretrizes, e a distribuição ocupa um papel de grande importância neste setor.
Para conseguir oferecer um melhor serviço a um menor custo, a Columbia conta com frota própria de caminhões para garantir que o processo de distribuição seja feito com qualidade e responda as expectativas do cliente.


Elimine estoques desnecessários

Estoques obsoletos devem ser eliminados dos armazéns, através de descontos, aumento de comissões para a área de vendas, leilões, etc. Eliminando estoques obsoletos, o foco estará voltado exclusivamente para os produtos disponíveis para venda.

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário