sábado, 15 de novembro de 2014

Logística Em Foco - Gestão logistica


O que é Logística?


Logística tem sido um termo bastante difundido no meio empresarial neste século, apesar de seu significado ainda ser bastante desconhecido. E para apresentar o conceito de logística é interessante destacar que, na atualidade mercadólogica uma empresa que não planeja o fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações, do ponto de origem ao ponto de consumo, não poderá atender às exigências de seus clientes perdendo vantagem competitiva no mercado.

O termo vem do grego, logos (λόγος) que significa razão, rácio, discurso, racionalidade, linguagem e frase. Mais especificamente da palavra grega logistiki (λογιστική) que significa contabilidade e organização financeira. A palavra logística vem do verbo francês loger (alojar ou acolher). Inicialmente foi usado para descrever a ciência da movimentação, suprimentos e manutenção das forças militares. Posteriormente foi usado para explicar a gestão do fluxo de materiais dentro de uma organização, desde os insumos até os produtos acabados.

Em tese a logística nasceu da necessidade de os militares se abastecerem com armamento, munições e alimentos em períodos de guerra enquanto se deslocavam para de suas bases para posições mais avançadas. Nas antigas civilizações da Grécia, Roma e Império Bizantino, os oficiais com o título de Logistikas eram responsáveis por assuntos financeiros e sobre a distribuição de suprimentos. E ao longo dos anos devido a Globalização, a logística veio evoluindo.

Hoje, logística é um ramo da gestão administrativa cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Além de ser parte fundamental dentro de qualquer corpo organizacional, visando sempre a melhoria, o progresso e desenvolvimento, com crescimento conjunto em todo o processo através do gerenciamento de materiais e fluxo de informações, com o intuito de otimizar atividades e reduzir custos. Sempre fazendo mais, utilizando menos recursos e com foco no cliente. Assim as empresas conseguem um diferencial competitivo em relação às empresas que não utilizam essa ferramenta de maneira adequada, evitando custos desnecessários e atendendo bem o cliente externo ou interno. Hoje, a utilização de uma logística integrada é essencial para que uma empresa permaneça no mercado.

Também se aplicam as atividades logísticas o planejamento do estoque e armazenagem, e a localização estratégica de cada participante da cadeia de suprimentos, segunda setor de atividades que representam o maior custo para as organizações. A chamada logística empresarial, representa o contato e o relacionamento direto com o consumidor e esta depende diretamente da integração logística total entre as fases anteriores do processo.

O papel da logística nas organizações atuais é de gerir as atividades de planejamento e armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
Além de ser parte fundamental dentro de qualquer corpo organizacional, visando sempre à melhoria, o progresso e desenvolvimento, com crescimento conjunto em todo o processo através do gerenciamento de materiais e fluxo de informações com o intuito de otimizar atividades e reduzir custos.
Sempre fazendo mais por menos e com foco no cliente e Ronald H. BallouBallou (1998), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.. Techoje um dos grandes autores relacionado a area da logistica, define a logistica empresárial como o setor da gestão que utiliza três das principais ferramentas da administração para gerir os processos da empresa.


Faça com que seus Fornecedores trabalhem para você

Se o relacionamento com os seus Fornecedores permitir, transfira para eles a necessidade de embalar os produtos conforme a necessidade de cada loja (ou setor), a etiquetagem das embalagens com o destino de cada loja (ou setor) e o transporte para cada um dos armazéns ou local de estocagem.

← Anterior Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário